Extraordinário

Autor (a): R. J. Palacio
Editora: Intrinseca
Páginas: 320
Classificação: 5

Anúncios

download-5August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

 

 

E hoje vou falar de um dos melhores livros que eu já li, Extraordinário.

Ele conta a história do Auggie, que é um menino que nasceu com o rosto diferente, e por isso é sempre o assunto e motivo de olhares por onde passa.

Realmente o rosto dele não deve ser fácil de olharmos no primeiro momento, porque não estamos habituados a rostos como os dele.

E isso na nossa sociedade é o que realmente importa, não é?

Um rosto bonito, ou pelo menos “normal”.

E que bom que a R.J. Palacio escreveu esse livro, porque nele percebemos que não é um rosto bonito ou “normal” que realmente importa.

Mas é claro que não é preciso ler esse livro para saber disso, não é?

Precisamos sim, porque por mais que tentemos convencer os outros, ou a nós mesmo que isso não importa, na verdade sabemos que importa.

E quando começamos a conhecer o Auggie, vamos ficando bravos, pelo menos eu fiquei, com os preconceitos ou pré-conceitos bobos que temos, porque as vezes deixamos de prestar atenção no que realmente importa, que é a beleza interior.

Lendo esse livro vamos nos apegando a história, a família do Auggie, que é tão legal e tão protetora.

Como já falei, o Auggie não tem o rosto comum, ele já passou por diversas cirurgias e nunca frequentou uma escola, a mãe dele que o ensinava em casa, mas apesar de não ter uma educação escolar comum, ele é muito inteligente, como se tivesse frequentado a escola normalmente.

Até que ele vai para a escola, para o 5º ano, e como não foi diferente do que ele pensava, foi muito difícil, porque ele tem que lidar com os olhares assustados e sabe que estão falando dele.

Ele enfrenta muita coisa, pois sabemos com as crianças podem ser maldosas, as vezes por inocência, pois não sabem que podem magoar alguém, mas as vezes elas só fazem isso por diversão, mesmo que não tenha graça nenhuma.

E tudo é tão difícil para o Auggie, mesmo ele já sabendo reconhecer os “olhares”, mas também é difícil porque as pessoas não querem encostar nele, com nojo ou com medo de ficarem parecidos com ele.

E é horrível pensar no que ele tem que passar e aguentar na idade dele, em todos esses desafios por causa da aparência que ele tem que aprender a aguentar.

Mas no meio de todo esse nojo, medo, horror que as crianças sentem dele, ele conhece a Summer e o Jack, que se tornam seus melhores amigos, mesmo que eles tenham que enfrentar muita coisa por ser amigo do Auggie.

Claro que não vou ser hipócrita e dizer que beleza não importa, porque importa pra todo mundo, mas o que o livro mostra, é que isso tem que ser o que menos importa, que a beleza que tem que importar é a beleza interior, mesmo que seja clichê falar isso. Porque quando conhecemos o Auggie e quando as pessoas da escola dele, aquelas que antes tinham nojo dele, o conhecem, nós vemos como ele é normal, engraçado, bem humorado, carinhoso, gentil, inteligente, que ele só quer ser tratado com igualdade, que é isso que ele merece.

Por isso esse é um dos melhores e mais importantes livros que eu já li, que tem uma lição de vida muito importante, que pra mim, deveria ser leitura obrigatória nas escolas, principalmente quando o bullying é um assunto tão abordado nas escolas, seria importante fazer as crianças ler e entender como é que aquela pessoa que sofre bullying se sente.

Concluindo – Esse livro pra mim deveria ser leitura obrigatória nas escolas, como falei, mas não só nas escolas, acho que todo mundo tem que ler esse livro, que é leve, divertido, tem uma escrita fluida e que ensina muito. Vale muito a pena ler esse livro maravilhoso.

Beijos e ótima leitura.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s