Como eu era antes de você

Autor (a): Jojo Moyes
Editora: Intrinseca
Páginas: 320
Classificação: 5

Anúncios

download-1como-eu-era-antes-de-voceAos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Claro que eu não podia deixar de escrever sobre esse livro, um livro que eu gostei tanto, que me emocionou de uma forma tão intensa e tão bonita.

Como eu era antes de você conta a história da Louisa, que trabalha que uma cafeteria a muitos anos, e se sente feliz com esse trabalho, com o seu namorado, o Patrick, e com a sua família, apesar da família estar passando por algumas dificuldades financeiras, e é esse trabalho da Lou que ajuda a sustentar a casa, mas ela vive bem desse jeito.

Até que ela é demitida e não sabe o que fazer, já que ela não é uma pessoa com muitas ambições de fazer alguma faculdade, ou sair da cidade para procurar algo melhor. Então ela vai na agência de empregos, e lá ela arruma diversos empregos, mas não consegue se adaptar a nenhum deles.

Quando surge o emprego de cuidadora de um homem que perdeu os movimentos, o Will, que até então ela acha que é um velho. Ela consegue o emprego e conhece o Will, que é o pior cara que ela pode conhecer.

O Will sofreu um acidente de moto, foi atropelado e perdeu todos os movimentos do corpo. E ele é um cara insuportável, e nós entendemos o motivo de tanta revolta, mas ele faz questão de demonstrar e descontar tudo na Lou, que tenta de toda forma animar ele.

E é com o jeito dela, as roupas peculiares dela, que os dois vão se aproximando. A Lou é sempre muito franca com o Will, e não faz questão de ser aquela funcionária puxa saco, e é isso que ele gosta nela, que ela ri do que ela tem vontade, se veste como tem vontade, e com o convívio diário eles começam a se aproximar e a Lou começa a sentir necessidade de ajudar o Will a superar a tragédia, e ao mesmo tempo o Will sente que tem que salvar a Lou dessa vida monótona que ela tem, ele mostra que ela tem que ter mais ambições, que ela tem que ter mais interesse na vida, em sair de uma cidade pequena que não tem nada a oferecer pra ela, que ela tem que estudar, que ela tem potencial.

E o nome do livro a principio nós achamos que é a vida do Will antes da Lou, mas não, é a vida da Lou antes do Will, porque a transformação maior é dela.

Ela passa a ter vontade de expandir a mente, de conhecer lugares, de ver filmes que ela não assistiria, começa a pensar em estudar, e se apaixona pelo Will.

E ao mesmo tempo, o Will passa a viver da forma que ele pode, mas ele vive de verdade, ele volta a sorrir, ele volta a sentir coisas que ele não sentia mais, e ele se apaixona pela Lou.

E é um amor tão puro, tão verdadeiro, tão intenso, e mesmo que não mude o pensamento do Will sobre alguns assuntos, esse amor transforma os dois.

E o livro fala disso, de transformação, superação, ambição, aquela ambição que a gente precisa pra conquistar as coisas que sonhamos, fala sobre amor, de todas as formas, sem barreiras, sem aparência física, só amor.

A autora conseguiu passar a verdadeira emoção da história, conseguiu passar o ponto de vista de uma pessoa que vive da forma que o Will passa a viver, e se não nos faz concordar com as escolhas que ele toma, nos faz compreender como deve ser difícil ter que fazer essas escolhas e como deve ser dificil viver dessa forma.

Conclusão – Um livro extremamente emocionante, um romance lindo, uma história com muita reflexão, realmente nos faz pensar, e mostra como essa transformação foi tão importante, como esse processo de transformação, de uma certa forma nos transforma, e nos faz ter mais ambição para o que realmente importa.

 

Beijos e leiam esse livro.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s