Orgulho e preconceito

Autor (a): Jane Austen
Editora: Martin Claret
Páginas: 480
Classificação: 5

Anúncios

download-1-orgulho-e-preconceitoJane Austen inicia Orgulho e Preconceito com uma das mais célebres frases da literatura inglesa: ‘É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro e muito rico deve precisar de uma esposa’. O livro é o mais famoso da escritora — traz uma série de personagens inesquecíveis e um enredo memorável. Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroína irresistível e seu pretendente aristocrático, o sr. Darcy. O enredo aborda múltiplos aspectos: o orgulho encontra o preconceito e a ascendência social; equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo. Porém, muitos desses conflitos conduzem os personagens ao autoconhecimento e ao amor. O livro pode ser considerado a obra-prima da escritora que, com sua refinada ironia, equilibra comédia e seriedade a uma observação meticulosa das atitudes humanas.

 

Essa é uma resenha muito difícil, porque é o meu livro preferido da Jane Austen, tem resenha de Persuasão aqui, e eu já falei que adoro os livros dela, a forma como ele escreve sobre a sociedade da época, e mesmo ela fazendo parte daquela sociedade, ela consegue fazer suas críticas, o que faz parecer que ela não concordava tanto com todos os costumes.

Mas falando do livro, é lindo, maravilhoso, tem um filme também, que obviamente não é a mesma coisa que o livro, mas da pra ter aquela emoção de ver o que a gente imaginava no livro, ali no no filme.

A história retrata o cotidiano de Elizabeth, os costumes da casa dela, os preconceitos da época, da sociedade, como o dinheiro era importante para apreciar uma pessoa e sua família, o preconceito com pessoas que não tinham um nome na sociedade, e essas questões sempre são retratados nas obras da Jane Austen, e claro que ela não ia fazer um mocinho, o Sr Darcy, com todos esses preconceitos (risos).

O Sr Darcy é preconceituoso, arrogante, pretensioso,orgulhoso, chato e lindo, isso mesmo, ele é um lindo.

No começo a gente fica com raiva da arrogância dele, e toda vez que ele se encontra com Elizabeth, ele faz questão de mostrar esses defeitos, mas conforme vamos lendo, vamos percebendo que tudo isso é só fachada, e que ele quer bancar o durão, mas tem um coração lindo e romântico.

img_20161124_154959545-orgulho-e-preconceito
Esse livro é uma versão da coleção da Editora Abril, dos clássicos, essa capa é linda

Esse é um dos clássicos que temos que ler, ele é tão atual, parece que foi escrito pra nossa sociedade, porque muitas vezes, pessoas com melhores condições financeiras ainda são consideradas melhores pessoas, isso sem avaliar o caráter, e isso acontece muito nos livros da Jane Austen, ela mostra como a sociedade é preconceituosa, e acho que é por isso que ela ironiza tanto certos costumes, ela dá aquelas indiretas para que as pessoas vejam o que ela vê, e isso é muito legal num livro de época.

Conclusão – Esse livro tem que ser lido, é lindo, é contemporâneo, é uma leitura muito gostosa, e cada vez que a gente lê um livro da Jane Austen, já estamos procurando o próximo livro dela pra ler. Com certeza vale a pena a leitura.

Beijos e ótima leitura.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s