Livro – 1822

Autor: Laurentino Gomes
Editora: Planeta do Brasil
Páginas: 328
Classificação: 4

Anúncios

download-jpg-1Nesta nova aventura pela História, Laurentino Gomes, o autor do best-seller ‘1808’, conduz o leitor por uma jornada pela Independência do Brasil. Resultado de três anos de pesquisas e composta por 22 capítulos intercalados por ilustrações de fatos e personagens da época, a obra cobre um período de quatorze anos, entre 1821, data do retorno da corte portuguesa de D. João VI a Lisboa, e 1834, ano da morte do imperador Pedro I. ‘Este livro procura explicar como o Brasil conseguiu manter a integridade do seu território e se firmar como nação independente em 1822’, explica o autor. ‘A Independência resultou de uma notável combinação de sorte, acaso, improvisação, e também de sabedoria de algumas lideranças incumbidas de conduzir os destinos do país naquele momento de grandes sonhos e perigos’.

Como eu já indiquei o 1808, link aqui, vou indicar o 1822 também, é uma espécie de continuação do 1808, porque fala sobre o Brasil independente, o porquê da família real ter voltado para Portugal, em que circunstâncias Brasil ficou independente, quais foram as consequências disso, os mitos, as cartas amorosas de D. Pedro com sua amante, os casamentos, filhos, ele voltando para Portugal também, as guerras, e foram muitas guerras.

Nós conhecemos diversas histórias sobre I e II Guerra Mundial, mas não sabemos, ou a maioria não sabe, das guerras que ocorreram aqui no Brasil, guerra de estados, para tentar separar os estados do Brasil, para que virassem países independentes, como a Cisplatina que hoje conhecemos como Uruguai.

Foram muitas guerras, obviamente muito violentas, e que a maioria das pessoas não sabe.

Esse livro e 1808, pra mim, tem que ser leitura obrigatória nas escolas, desde pequenos temos que conhecer a fundo a história do nosso país. Falamos tanto sobre outros países, guerras de outros países, que também é extremamente importante abordar esses assuntos, mas acho que temos que trabalhar mais os assuntos do nosso país.

Conclusão – Também gostei muito desse livro, nele tem algumas cartas da época, então é uma forma melhor de entender eles pensavam, o motivo de alguns dos seus atos. Quem gostou do 1808 vai querer ler, e quem não leu, leia, é muito importante para nosso conhecimento.

Beijos e boa leitura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s